sábado, 24 de outubro de 2009

Direto do frio para o coração do Rio

Um dos programas mais influentes do rádio curitibano acaba de conquistar uma metrópole nacional. Desde ontem, 23 de outubro, a Rádio Roquette Pinto (94,1 MHz), emissora pública mantida pelo governo do Rio, passou a transmitir o RádioCaos todas as sextas, das 22h à meia-noite (na verdade termina mais cedo, por volta das 23h45, porque não há comerciais, apenas chamadas de outros programas).

Para quem não mora em Curitiba – nem no Rio –, o programa pode ser ouvido pela web nos sites da Roquette Pinto ou da Rádio 91 Rock (91,3 MHz), que exibe o programa aos domingos, também das 22h à meia-noite. Alguns programas antigos estão disponíveis no site do próprio RádioCaos, que anda precisando de atualização.

Produzido por Samuel Lago, Rodrigo Barros, Mola Jones e Felipe Hirsch, o programa é anárquico: mistura música boa e música esquisita de todas as épocas, pontuada por poesias, jingles e “reclames retrôs”, trilhas de seriados antigos e muito mais. Você pode ouvir no mesmo módulo Noel Rosa e Frank Zappa, por exemplo.

A longevidade do RádioCaos é prova de que o rádio curitibano vive um bom momento, apesar das contenções de gastos. Atualmente, há quatro emissoras transmitindo música de qualidade em Curitiba: a Lúmen FM (99,5 MHz), emissora educativa da PUC Paraná; a Rádio Mundo Livre (93,9 MHz), do grupo RPC; a Rádio 91 Rock, do Grupo J. Malucelli; e a Paraná Educativa FM, do governo do Paraná.

Falei em contenção de gastos porque em muitos horários a programação dessas rádios é gravada, eliminando a necessidade da presença do locutor, que nem sequer precisa ser substituído por operador, pois hoje, com os softwares de automação, o computador opera a rádio sozinho.

Na linha eclética do RádioCaos, surgiu recentemente na Mundo Livre o Rádio Cambalacho, apresentado aos sábados, às 18h. Vale a pena ouvir. Nessa linha, o Omar Godoy, da Folha de Londrina e dos programas Trajeto Lúmen (Lúmen, segunda a sexta, 18h) e Alma Brasileira (Lúmen, domingo, 12h), produziu e apresentou o Revertério, nos primórdios da rádio da PUC.

Também não faltam programas de indie no rádio curitibano. O rock alternativo está presente no Último Volume (Lúmen, domingo, às 23h), no The Tops (Mundo Livre, terça-feira, 23h) e no 91 Extra Rock (91 Rock, sexta-feira, 23h). No The Tops, além da excelente seleção musical dos produtores e apresentadores Malu Mazza e Rubão, a boa surpresa é a performance da repórter da RPC TV (afiliada da Globo no Paraná) como locutora. A Malu manda muito bem na locução, reforçando o time de vozes femininas da Mundo Livre, que conta com dois ícones do rádio curitibano, a Margot e a Carol.

3 comentários:

  1. Acompanho alguns desses programas, mas as dicas são ótimas! Valeu!
    Eu sou do tempo da Estação Primeira e desde então me senti órfã de boa programação musical nas rádios locais.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Em visita ao blog do PHA da observei seu comentário. Não posso opinar em nenhum blog porque existe "perseguição ferrenha" à meus comentários pelo Ministério Público, pois, não divulgam minhas opiniões pelo fato de ter sofrido um atentado dessa oposição (existe interpretação política em questão criminal). Essa oposição existe por causa de um estudo de economia que enviei para FHC, fui atropelado por carro de placa fria e ele se diz pai. Certamente tudo será elucidado uma vez que o Ministério Público tem interesse. Portanto, peço que me ajude simplesmente divulgando o blog-denúncia:
    http://modelobrasil.wordpress.com/

    Em tempo: O que PHA falou do Noblat entendo que é um tapa de luvas. Ele pediu desculpas sinicamente, pois, espera que ele faça o mesmo no seu blog. Assim que entendo !

    ResponderExcluir
  3. Ari...você manda muito bem também no UndenbergcomCoca. Gostei desse post. Ouço alguns dos programas, entre os quais, o Rádio Caos. Continue com a bebida marrom. Tá 10!

    ResponderExcluir